Go to Main Content

Conselho de Administração

 

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada responsável pelo estabelecimento das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo do Banco PAN. É responsável também, dentre outras atribuições, pela eleição e destituição dos membros da Diretoria, fixando-lhes as atribuições e supervisionando o exercício de suas funções. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto da maioria dos membros presentes.

 

De acordo com o Estatuto Social do PAN, o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, 5 e, no máximo, 11 membros, sendo todos pessoas físicas, residentes ou não no Brasil, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 anos, sendo permitida a reeleição. A Assembleia Geral de Acionistas também é competente para destituir, a qualquer tempo, qualquer membro do Conselho de Administração.

 

Conforme o Contrato de Adesão ao Nível 1, a posse no cargo de membro de Conselho de Administração é condicionada à assinatura do Termo de Anuência de Administradores, por meio do qual os membros do Conselho de Administração se responsabilizam pessoalmente a se submeter e a agir em conformidade com o Contrato de Adesão ao Nível 1 e o Regulamento do Nível 1. Além disso, de acordo com o Estatuto Social do Banco, os membros do Conselho de Administração estão sujeitos ao Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“Termo de Adesão”).

 

De acordo com o artigo 141, §4º, e incisos, da Lei nº 6.404 de 1976 (“Lei das Sociedades por Ações”), conforme alterada, os acionistas minoritários de companhias abertas detentores de ações que representem, no mínimo, 15% (quinze por cento) do total das ações com direito a voto, ou os detentores de ações preferenciais sem direito a voto ou com direito a voto restrito que representem, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, ou ainda os titulares de ações ordinárias e ações preferenciais que, em conjunto, representem, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, têm o direito de eleger, em votação separada, um membro do Conselho de Administração da Companhia.

 

Regimento Interno do Conselho de Administração pode ser consultado pelo seguinte endereço eletrônico: clique aqui.

 

Cargo: Presidente
Data da Eleição: 29.04.2021
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Formado em Economia com especialização em Finanças e Marketing pela University of Pennsylvania (Wharton School), ingressou no Banco Pactual em 1994, tornando-se sócio em 1998. Entre outras funções, atuou como Diretor de Renda Fixa em Mercados Locais e Diretor de Renda Fixa Internacional e Mercados Emergentes. Posteriormente à venda do Banco Pactual ao UBS, desempenhou as funções de head geral e co-head de Renda Fixa de Mercados Emergentes e de Renda Fixa, Câmbio e Commodities para América Latina. Atualmente é COO e membro dos Comitês Executivos Brasil e Global do BTG Pactual.

Cargo: Membro Efetivo
Data da Eleição: 14.01.2022
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Formou-se em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Computação. Ingressou no Banco Pactual em 1989 aos 21 anos. Trabalhando ao longo das últimas três décadas em conjunto com seus sócios e colaboradores (atualmente são mais de 210 sócios executivos no grupo), ajudou a transformar o BTG Pactual em um grupo de alcance global, que é ainda o principal Banco de Investimentos da América Latina, empregando hoje mais de 2 mil pessoas. Antes do fim de 2015, teve seu nome aprovado como controlador de instituições financeiras e assemelhadas por reguladores de mais de 25 países, em processos naturalmente extensos que validam todo seu histórico profissional e de correção que sempre pautou a condução de seus negócios. Além de ter sido membro do Conselho de Administração da B3 - Bolsa de Valores Brasileira e da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, André Esteves desenvolve atividades em outras áreas, como a educacional e a sócio-ambiental. Foi membro do Conselho Latino Americano da Harvard Business School e do Conselho da Fundação Estudar, entidade destinada a fomentar estudos de graduação e pós-graduação de jovens brasileiros no Brasil e no exterior, encaminhando esses profissionais no mercado de trabalho. Igualmente, apoia e promove investimentos na melhoria de escolas e universidades, como o projeto de inclusão digital de jovens por meio do Comitê para Democratização da Informática. Foi também membro ativo da Conservation International (CI), uma das maiores organizações não governamentais do planeta dedicada à proteção da biodiversidade da terra, áreas selvagens ou regiões marinhas, além de contribuir para projeto de educação ambiental e esportiva para jovens do litoral norte de São Paulo. André Esteves recebeu ao longo dos últimos anos diversos prêmios nacionais e internacionais pelos relevantes serviços prestados à comunidade corporativa global.

Cargo: Membro Efetivo
Data da Eleição: 14.01.2022
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Iniciou sua carreira em 1994, como auditor na KPMG, onde trabalhou como auditor nos segmentos industrial e financeiro por três anos, permanecendo lá, portanto, até 1997. De 1997 a 2004 trabalhou como analista de crédito no Banco Pactual S.A. oportunidade na qual aprimorou seus conhecimentos de análise e modelagem de empresas e instituições financeiras, análise de estruturas e controle de exposições. Em 2004 se tornou responsável pela área de Controle de Risco de Crédito do Banco Pactual S.A., oportunidade em que desenvolveu capacidade gerencial, de montagem e gestão de equipes e sistemas de controle. Em 2006, com a transferência de controle do Banco Pactual S.A. para o UBS AG, tornou-se Executive Director, responsável pela área de Controle de Risco de Crédito (CRC) do então Banco UBS Pactual S.A., cargo que ocupou até 2009. Foi responsável pelo aprimoramento dos procedimentos e sistemas do antigo Pactual para adequarem-se ao padrão global de excelência em governança do UBS AG. Foi durante esse período a alçada máxima de crédito do UBS AG na América Latina. Atualmente trabalha no Banco BTG Pactual S.A. como CRO (Chief Risk Officer), sendo responsável direto pelo controle de risco de crédito e responsável indireto (supervisão) pelo controle de risco de mercado.

Cargo: Membro Efetivo
Data da Eleição: 29.04.2021
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui MBA’s em Finanças e Economia, além de Direito Societário na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Ingressou no Banco BTG Pactual em 2003 e se tornou sócio no ano de 2008. Já atuou como Diretor de Crédito no Banco Prosper e responsável pelo Middle Corporate Credit do Banco BBM. Atualmente é responsável pela área de Crédito de Alto Rendimento e Finanças Estruturadas no Banco BTG Pactual.

Cargo: Membro Efetivo
Data da Eleição: 29.04.2021
Termino do Mandato: AGO 2023
 

É bacharel em Economia e obteve pós graduação pela Universidade de Brasília. Foi Ministro de Estado do Ministério da Previdência Social, Ministro do Ministério do Desenvolvimento Urbano e Presidente da Caixa Econômica Federal. Foi também Conselheiro do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, da Caixa Econômica Federal e da Companhia Elétrica do Estado do Maranhão – CEMAR. Ingressou no BTG Pactual em 2000 como sócio e atualmente é responsável pela área de Clientes Corporativos da Instituição. Atua também como Vice-Presidente da Anbima.

Cargo: Membro Independente
Data da Eleição: 29.04.2021
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e com MBA pela Indiana University, ingressou no Banco Pactual S.A. em 1992 e, de 2004 a 2009,  atuou como sócio responsável pelo relacionamento comercial com empresas do setor de saúde e tecnologia. De 2006 a 2009 atuou também como Managing Director no Banco UBS Pactual S.A.. Foi membro Independente do Conselho de Administração da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A. e da Laticínio São Vicente de Minas S.A., além de Presidente dos Conselhos do Grupo Diletto e da Eneva S.A. Desde 2013, atua como membro independente do Conselho de Administração do Banco PAN S.A.. Adicionalmente, atua como membro Independente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos das Lojas Renner (desde 2014), como membro do Conselho de Administração da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (desde 2015), como membro Independente do Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Comitê de Pessoas da Estre Ambiental Inc. e como membro independente do Conselho da CPSEC – Cia Paulista de Securitização (desde 2018).

Cargo: Membro Independente
Data da Eleição: 29.04.2021
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, com especialização em gestão estratégica pela FGV-SP. Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center e Diretor Geral da Pilotage Investimentos. Não informou à Companhia qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM ou qualquer outra condenação judicial ou administrativa que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividades profissionais e/ou comerciais.

 

Cargo: Membro Independente
Data da Eleição: 29.04.2022
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Desde maio de 2020 atua como Presidente do INTELI – Instituto de Tecnologia e Liderança, faculdade sem fins lucrativos que oferece cursos em Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Por dois anos atuou como Diretora Acadêmica e de Inovação da Adtalem Educacional, responsável pelas instituições: Ibmec, Damasio e Wyden. Trabalhou por 18 anos no Grupo Cia de Talentos, sendo 7 anos como CEO, atuando em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores para as maiores empresas da América Latina. Co[1]fundadora do Bettha.com – plataforma online de educação para carreira. Co-autora do livro “Sua Carreira”, da coleção Conta Corrente. TedX Speaker – “O futuro do trabalho: o que não muda”- FAAP 2018. Membro do Conselho Consultivo da Cia de Talentos, Boali e da ONG Recode. Relações Internacionais na FAAP e cursos executivos em Gestão de Recursos Humanos na FIA e Leadership Management na Haas School of Business – Berkeley.

Cargo: Membro Efetivo
Data da Eleição: 29.04.2022
Termino do Mandato: AGO 2023
 

Guilherme começou a empreender aos 18 anos e foi co-fundador do Bondfaro, em 1999. Em 2006, após fusão do Bondfaro com Buscapé passou a integrar o conselho de administração da nova empresa. Em 2007, foi co-fundador do Mundi e, em 2009, da Mosaico Ventures, empresa especializada em investimentos em tecnologia com portfólio de empresas nos segmentos de comércio eletrônico, games, viagens e finanças (“fintech”). Guilherme também fez parte da empresa Gazeus Games, e foi membro do conselho de administração de companhias públicas como CSU CardSystem e Construtora Tenda, além de companhias privadas, como Kinoplex. É bacharel em economia e mestre em administração de empresas, ambos pela PUC-RJ. O Sr. Guilherme Goulart Pacheco não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.

*Em processo de homologação do Banco Central do Brasil 

 

Diretoria Executiva


Os Diretores do PAN são responsáveis, principalmente, pela condução dos negócios do Banco PAN, bem como pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração da Companhia.
 

Regimento Interno da Diretoria pode ser consultado pelo seguinte endereço eletrônico: clique aqui.

Cargo: Diretor Presidente
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, atuou no Grupo BBM entre 1992 a 2011. Em 1996 foi nomeado Gerente de Produtos de Varejo, cargo no qual permaneceu até 1998. Em1998 assumiu a gerência comercial responsável pelo Estado de São Paulo e Região Sul e em 2002 tornou-se Diretor Estatutário responsável pela área comercial, cargo ocupado até junho de 2011. Foi eleito Diretor do Banco Pan em Agosto de 2011 e em maio de 2016 foi eleito Diretor de Relações com Investidores desta instituição. Em 6 de setembro de 2019 foi nomeado Diretor Presidente do Banco PAN, cumulando também a função de Diretor de Relações com

Cargo: Diretor
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Finanças pela USP-Fipecafi. Ingressou na BV Financeira C.F.I. em 2009, onde permaneceu por 4 anos e exerceu as posições de Superintendente de Negócios e Diretor de Consignação e Canal Próprio. Anteriormente, atuou como executivo de Consignação e Negócios com o Governo e como Diretor Comercial e de Produtos no Banco Bradesco Financiamentos/BMC.

Cargo: Diretor de Controladoria e Compliance
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento Gerencial, Consultoria de Empresas, Economia Empresarial e Programação. Ingressou na Caixa em 2001, e exerceu funções e cargos relevantes como Gerente Nacional de Risco Operacional e Superintendente Nacional da SN de Risco Corporativo (5 anos). Desde agosto de 2017 exerce posição estratégica de Diretor Interino da Diretoria de Riscos. Há mais de dez anos é representante CAIXA em comissões externas relacionadas à Gestão de Riscos, atualmente é membro titular da subcomissão de Riscos de Crédito e Capital e da Comissão de Gestão de Riscos da FEBRABAN. Possui experiência em diversos trabalhos acerca de Risco Operacional, é certificado pela ISO 31000 (Gestão de Riscos), bem como em certificações de investimentos (CPA20) e formação de Conselheiro de Administração pelo IBCG (2018). Atua há mais de 15 anos como Gestor.

Cargo: Diretor
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Graduado em Economia pela PUC-Rio e com MBA pela FGV, ao longo da sua carreira trabalhou no Banco BBM e Brasil Plural, onde passou pelas áreas de Crédito Corporativo e Tesouraria. Ingressou no Banco PAN em 2011 como responsável pela área de Empresas e em 2016 passou a ser responsável pela Tesouraria e Captação do Banco. Atuou como Superintendente Executivo do Banco Digital e Novos Negócios do PAN até ser nomeado Diretor.

Cargo: Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sr. Dutra iniciou sua carreira profissional na Vale S.A.. Ingressou no BTG Pactual em 2011, onde liderou a área de crédito e participou da criação e crescimento de diversos negócios, como Corporate Lending (Brasil e América Latina), Special Situations, Seguros, Derivativos e, mais recentemente, Digital Retail Unit.

Cargo: Diretora
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ, com MBA em Finanças pela FGV-RJ, Mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças no IMPA e Mestrado Profissional em Finanças e Economia na FGV-SP. Possui 21 anos de experiência no mercado financeiro, atuando em analytics, crédito e cobrança nos segmentos varejo e corporate e em gestão de risco de crédito, além de atuação na gestão de desenvolvimento e implantação de projetos, envolvendo a criação de sistemas de apreçamento de instrumentos financeiros de renda fixa e variável. Trabalhou no Banco BBM de 1997 a 2005, atuando como Coordenadora de Quantitative Research. Ingressou no Itaú Unibanco em 2005, onde desenvolveu as funções de Gerente e Superintendente de Modelagem de Risco de Crédito de Pessoas Jurídicas; Superintendente de Política de Crédito, MIS e Projetos Empresas; Superintendente de Política de Cobrança, MIS e Mesa de Acordo Empresas; e Superintendente do Centro de Excelência em Analytics.

Cargo: Diretora
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025
 

Advogada há quase 20 anos, formou-se em Direito pela PUC/SP, tem LLM pela FGV e mais de 17 anos de experiência no mercado financeiro. Ingressou no PAN há 8 anos, como Gerente Jurídica, e atuou 3 anos como Gerente Executiva, responsável pelas áreas de Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, Societário, M&A, Governança Corporativa, Contratos, Produtos de Crédito e Varejo. Em 2019, foi nomeada Superintendente Executiva para agregar todo o contencioso civil e trabalhista do Conglomerado PAN, e no primeiro trimestre de 2020 passou a atuar também como Head da Área de Pessoas (CLO e CHRO).

Cargo: Diretor
Data da Eleição: 03.05.2022
Termino do Mandato: RCA após AGO de 2025


O Sr. Leandro possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 13 anos no mercado financeiro. Teve a oportunidade de liderar times em diversas especialidades como core banking, meios de pagamentos, seguros, asset management, governança, operação de TI e transformação digital no Itaú Unibanco, passando pelos cargos de Trainee de TI, Analista de Sistemas Sênior, Coordenador de Sistemas, Gerente de Sistemas, Gerente de Engenharia de Sistemas e Superintendente de Tecnologia. Atualmente é CIO do Banco PAN S.A. e Graduado em Processamento de Dados pela Facultade de Tecnologia da Baixada Santista – FATEC-BS e pós graduado em Administração de Empresas e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, possui MBA em Business Administration and Management, General, Business Administratio and Management pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper e MBA pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT.

 
*A renovação do mandato está em processo de homologação pelo Banco Central do Brasil