Conselho e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada responsável pelo estabelecimento das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo do Banco. É responsável também, dentre outras atribuições, pela eleição e destituição dos membros da Diretoria, fixando-lhes as atribuições e supervisionando o exercício de suas funções. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto da maioria dos membros presentes.

De acordo com o Estatuto Social do PAN, o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, 11 e, no máximo, 13 membros, sendo todos pessoas físicas, residentes ou não no Brasil, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 anos, sendo permitida a reeleição. A Assembleia Geral de Acionistas também é competente para destituir, a qualquer tempo, qualquer membro do Conselho de Administração.

Conforme o Contrato de Adesão ao Nível 1, a posse no cargo de membro de Conselho de Administração é condicionada à assinatura do Termo de Anuência de Administradores, por meio do qual os membros do Conselho de Administração se responsabilizam pessoalmente a se submeter e a agir em conformidade com o Contrato de Adesão ao Nível 1 e o Regulamento do Nível 1. Além disso, de acordo com o Estatuto Social do Banco, os membros do Conselho de Administração estão sujeitos ao Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado da BM&FBOVESPA (“Termo de Adesão”).

De acordo com o artigo 141, §4º, e incisos, da Lei nº 6.404 de 1976, conforme alterada, os acionistas minoritários de companhias abertas detentores de ações que representem, no mínimo, 15% (quinze por cento) do total das ações com direito a voto, ou os detentores de ações preferenciais sem direito a voto ou com direito a voto restrito que representem, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, ou ainda os titulares de ações ordinárias e ações preferenciais que, em conjunto, representem, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, têm o direito de eleger, em votação separada, um membro do Conselho de Administração da Companhia.

– Regimento Interno do Conselho de Administração pode ser consultado pelo seguinte endereço eletrônico: clique aqui.

 

Nome Cargo Data da Eleição Término do Mandato
Pedro Duarte Guimarães Presidente 22.05.2019 AGO 2021
Pedro Duarte Guimarães tem extensa experiência no mercado financeiro, tendo coordenado dezenas de operações de abertura de capital, compra, venda e reestruturação de empresas. Atualmente exerce a Presidência da Caixa e a Presidência dos Conselhos de Administração da Caixa Seguridade, Caixa Participações e Banco PAN. É bacharel em Economia pela PUC-RJ, Mestre em Economia pela FGV-RJ e Ph.D. e Mestre em Economia pela University of Rochester (EUA).
Sérgio Cutolo* Vice-Presidente 26.04.2019 AGO 2021
Sérgio Cutolo. É bacharel em Economia e obteve pós graduação pela Universidade de Brasília. Foi Ministro de Estado do Ministério da Previdência Social, Ministro do Ministério do Desenvolvimento Urbano e Presidente da Caixa Econômica Federal. Foi também Conselheiro do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, da Caixa Econômica Federal e da Companhia Elétrica do Estado do Maranhão – CEMAR. Ingressou no BTG Pactual em 2000 como sócio e atualmente é responsável pela área de Clientes Corporativos da Instituição. Atua também como Vice-Presidente da Anbima.
Alexandre Camara e Silva Membro Efetivo 26.04.2019 AGO 2021
Alexandre Camara e Silva. Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui MBA’s em Finanças e Economia, além de Direito Societário na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Ingressou no Banco BTG Pactual em 2003 e se tornou sócio no ano de 2008. Já atuou como Diretor de Crédito no Banco Prosper e responsável pelo Middle Corporate Credit do Banco BBM. Atualmente é responsável pela área de Crédito de Alto Rendimento e Finanças Estruturadas no Banco BTG Pactual.
Amos Genish* Membro Efetivo 18.08.2019 AGO 2021
Amos Genish. Formado em economia pela Universidade de Tel Aviv, ocupa desde maio de 2019 a posição de sócio do BTG Pactual, sendo o responsável pela unidade de negócios digitais destinada ao varejo. Fundador da GVT, atuou como CEO da empresa entre 1999 e 2015. Com a venda da GVT para a Telefonica Brasil/Vivo, foi nomeado CEO e Presidente da empresa, cargo no qual permaneceu entre os anos de 2015 e 2016. De janeiro a setembro de 2017, atuou como Chief Convergence Officer (CCO – responsável por estratégias de convergência de plataformas e distribuição de mídia) na Vivendi, conglomerado de mídia francês especializado no setor de comunicação e entretenimento. Em setembro de 2017 foi nomeado CEO da Telecom Italia, a maior empresa de telecomunicações da Itália com forte presença no mercado brasileiro (TIM Brasil), na qual a Vivendi detinha 24% do capital, cargo em que permaneceu até Novembro de 2018.
Roberto Balls Sallouti Membro Efetivo 26.04.2019 AGO 2021
Roberto Balls Sallouti. Formado em Economia com especialização em Finanças e Marketing pela University of Pennsylvania (Wharton School), ingressou no Banco Pactual em 1994, tornando-se sócio em 1998. Entre outras funções, atuou como Diretor de Renda Fixa em Mercados Locais e Diretor de Renda Fixa Internacional e Mercados Emergentes. Posteriormente à venda do Banco Pactual ao UBS, desempenhou as funções de head geral e co-head de Renda Fixa de Mercados Emergentes e de Renda Fixa, Câmbio e Commodities para América Latina. Atualmente é COO e membro dos Comitês Executivos Brasil e Global do BTG Pactual.
João Dacache Membro Efetivo 22.05.2019 AGO 2021
João Eduardo de Assis Pacheco Dacache.Economista formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, com MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ. Ingressou na CAIXA em novembro de 2018 como Vice-presidente Corporativo. Possuiu mais de 30 anos no mercado financeiro, com vivência na execução de projetos organizacionais, planejamento estratégico, Corporate e Investiment banking, Varejo e Private Banking. Atuou em grandes organizações como TAG Investimentos (sócio), Banco Mercantil de Investimentos-BMI (CEO), Grupo Safra (diretor estatutário) e Banco Santander Brasil (diretor estatutário), atualmente é Vice-Presidente do Atacado da CAIXA.
Fabio Carvalho Membro Efetivo Independente 26.04.2019 AGO 2021
Fabio Carvalho. Advogado, formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge. Sócio Fundador e CEO da Legion Holdings, uma companhia brasileira de private equity, cujo foco de investimentos são companhias que estejam passando por dificuldades financeiras. Atualmente, a Legion Holdigns possui ativos nos segmentos de varejo, óleo e gás, transporte marítimo, que agregados possuem uma receita superior a R$ 3 bilhões. Foi CEO da Casa & Video, uma varejista em dificuldade financeira, na qual ele obteve sucesso em reverter a situação e transferiu o controle para um investidor financeiro. Atuou como advogado de restruturações, no qual liderou casos de alta complexidade na América do Sul, como a restruturação da Varig e LG Philips Displays, além de representar diversos investidores institucionais em disputas relacionadas a recuperação de empresas e falência. Anteriormente fez parte do Alvarez & Marsal, atuando como Diretor responsável pelos casos de restruturação de mercado, setor de construções, indústrias de álcool e financeiras, inclusive assumindo o papel de CEO interino nas divisões do Lehman Brothers na América Latina, durante o processo de falência centrado em Nova York. Atualmente atua como membro do Conselho de Administração da Leader, Bravante (Presidente), Contax (Vice Presidente) e foi membro do Conselho de Administração da Casa & Video e Recovery.
Fábio Pinheiro Membro Efetivo Independente 26.04.2019 AGO 2021
Fábio Pinheiro. Formado em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e com MBA pela Indiana University, ingressou no Banco Pactual S.A. em 1992 e, de 2004 a 2009,  atuou como sócio responsável pelo relacionamento comercial com empresas do setor de saúde e tecnologia. De 2006 a 2009 atuou também como Managing Director no Banco UBS Pactual S.A.. Foi membro Independente do Conselho de Administração da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S.A. e da Laticínio São Vicente de Minas S.A., além de Presidente dos Conselhos do Grupo Diletto e da Eneva S.A. Desde 2013, atua como membro independente do Conselho de Administração do Banco PAN S.A.. Adicionalmente, atua como membro Independente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos das Lojas Renner (desde 2014), como membro do Conselho de Administração da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (desde 2015), como membro Independente do Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Comitê de Pessoas da Estre Ambiental Inc. e como membro independente do Conselho da CPSEC – Cia Paulista de Securitização (desde 2018).
Marcelo Maziero Membro Efetivo Independente 26.04.2019 AGO 2021
Marcelo Maziero. É formado em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Administração de Empresas pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT) e doutorando em finanças pela Universidade de São Paulo (USP). É sócio-fundador da CERC (Central de Recebíveis S.A. – Infraestrutura de Mercado Financeiro), investidor-anjo em empresas de tecnologia e membro do conselho de administração da BMG Seguros S.A. e da Sciere Tecnologias Educacionais S.A. Foi Vice-Presidente Sênior na BM&FBOVESPA de 2011 a 2013, responsável pela área de negócios da bolsa, liberando as equipes de desenvolvimento de produtos e mercado, de relacionamento com clientes e de comunicação/marketing. Atuou anteriormente por 11 anos no Grupo Itaú, em atividades relacionadas a Sales & Trading (Tesouraria), Derivativos, Corporate Finance e Renda Fixa. Foi Diretor Gerente pelos negócios Derivativos e Produtos Estruturados. Foi responsável pela área de iRisk Management no Banco Francês e Brasileiro (BFB). Atuou como membro do Conselho de Administração da Cetip, por 5 anos.
Marcelo Torresi Membro Efetivo Independente 26.04.2019 AGO 2021
Marcelo Torresi. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, com especialização em gestão estratégica pela FGV-SP. Membro do Conselho de Administração da Vikstar Contact Center e Diretor Geral da Pilotage Investimentos. Não informou à Companhia qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM ou qualquer outra condenação judicial ou administrativa que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividades profissionais e/ou comerciais.

Diretoria Executiva

Os Diretores do PAN são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração da Companhia.

Nome Cargo Data da Eleição Término do Mandato
Carlos Eduardo Guimarães Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores 02.05.2019 RCA após AGO de 2022
Carlos Eduardo Guimarães. Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, atuou no Grupo BBM entre 1992 a 2011. Em 1996 foi nomeado Gerente de Produtos de Varejo, cargo no qual permaneceu até 1998. Em1998 assumiu a gerência comercial responsável pelo Estado de São Paulo e Região Sul e em 2002 tornou-se Diretor Estatutário responsável pela área comercial, cargo ocupado até junho de 2011. Foi eleito Diretor do Banco Pan em Agosto de 2011 e em maio de 2016 foi eleito Diretor de Relações com Investidores desta instituição. Em 6 de setembro de 2019 foi nomeado Diretor Presidente do Banco PAN, cumulando também a função de Diretor de Relações com Investidores.
Alex Sander Moreira Gonçalves Diretor 02.05.2019 RCA após AGO de 2022
Alex Sander Moreira Gonçalves. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Finanças pela USP-Fipecafi. Ingressou na BV Financeira C.F.I. em 2009, onde permaneceu por 4 anos e exerceu as posições de Superintendente de Negócios e Diretor de Consignação e Canal Próprio. Anteriormente, atuou como executivo de Consignação e Negócios com o Governo e como Diretor Comercial e de Produtos no Banco Bradesco Financiamentos/BMC.
André Luiz Calabró Diretor 02.05.2019 RCA após AGO de 2022
André Luiz Calabró. Graduado em Análise de Sistemas, possui pós-graduação em Administração Contábil e Financeira e MBA em Gestão de Riscos, pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gerente Executivo de Riscos de Crédito e Superintendente de Recuperação de Crédito no Grupo Santander, onde foi responsável por todo o ciclo da carteira de crédito, desde a definição de políticas e modelos de concessão até a gestão e recuperação de créditos em atraso. Posteriormente, atuou na Recovery do Brasil como Diretor responsável pela definição de estratégias de crédito e gestão de carteiras, tendo sido também membro do Conselho de Administração da Companhia.
Dermeval Bicalho Carvalho* Diretor de Controladoria e Compliance 02.05.2019 RCA após AGO de 2022
Dermeval Bicalho Carvalho. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento Gerencial, Consultoria de Empresas, Economia Empresarial e Programação. Ingressou na Caixa em 2001, e exerceu funções e cargos relevantes como Gerente Nacional de Risco Operacional e Superintendente Nacional da SN de Risco Corporativo (5 anos). Desde agosto de 2017 exerce posição estratégica de Diretor Interino da Diretoria de Riscos. Há mais de dez anos é representante CAIXA em comissões externas relacionadas à Gestão de Riscos, atualmente é membro titular da subcomissão de Riscos de Crédito e Capital e da Comissão de Gestão de Riscos da FEBRABAN. Possui experiência em diversos trabalhos acerca de Risco Operacional, é certificado pela ISO 31000 (Gestão de Riscos), bem como em certificações de investimentos (CPA20) e formação de Conselheiro de Administração pelo IBCG (2018). Atua há mais de 15 anos como Gestor.
Diogo Ciuffo da Silva* Diretor 06.09.2019 RCA após AGO de 2022
Diogo Ciuffo da Silva. Atualmente, é Diretor do Banco PAN, tendo passado também pelo cargo de Superintendente Executivo do Banco Digital e Novos Negócios da mesma instituição. É Bacharel em Economia pela PUC-Rio e possui MBA pela FGV. Ao longo da sua carreira, trabalhou no Banco BBM e Brasil Plural, onde passou pelas áreas de Crédito Corporate e Tesouraria. Ingressou no Banco PAN em 2011 como head da área de Empresas e em 2016 passou a ser responsável pela Tesouraria e Captação do Banco. Desde Janeiro de 2019 lidera a iniciativa do Banco Digital.

* Pendente de homologação pelo Banco Central do Brasil